Como fazer benchmarking

O benchmarking é um instrumento que se baseia no conhecimento das melhores experiências por uma empresa, qualquer que seja seu ramo, e ajuda a explicar o porquê dos ótimos resultados empresarias da mesma. Na sua essência o benchmarking parte do princípio de que nenhuma empresa é melhor em tudo, o que deixa espaço para o aperfeiçoamento dos processos e crescimento no que ainda pode melhorar. Como fazer o benchmarking vai depender das necessidades de cada empresa.

Existem três tipos de benchmarking, o interno, em que a empresa compara processos utilizados dentro de departamentos diferentes dentro dela mesma, a fim de identificar o melhor modelo a seguir. O competitivo, onde a observação é externa, o mercado e seus concorrentes diretos, na venda de produtos e serviços, mas difícil de ser feita, pois as empresas não expõem seus pontos fortes e fracos aos concorrentes. Neste caso, para tentar ter acesso a essa informações, o ideal é contratar uma consultoria. O terceiro modelo é o genérico ou multissetorial, em que a comparação é feita entre empresas de diferentes segmentos, o que facilita o acesso a informações importantes, pois não há concorrência direta.

benchmarking2

Para fazer o benchmarking é necessário conhecer os princípios da ferramenta, que são: reciprocidade, que é, ao solicitar informações de uma empresa, comprometer-se a passar suas informações quando a mesma solicitar; analogia, a adaptação do que foi estudado à empresa; medição, a comparação do desempenho da empresa com outras; e validação, que é a confirmação dos estudos através de dados estatísticos.

Para alcançar um resultado positivo é necessário montar uma equipe qualificada, com acesso a todos os setores da empresa, e que seja flexível. Identificados os pontos a serem corrigidos, a equipe deve implementar as ações e colher os frutos que vão desde reconhecer a própria empresa até promover o conhecimento no meio e reduz a resistência interna às mudanças.

 

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *