Como funciona o SISU

Hoje em dia, há muitas formas de se fazer um curso de nível superior, por meio de diversas bolsas que são oferecidas por meio deste programa, que é uma forma de seleção informatizada que tem como objetivo oferecer bolsas em instituições de ensino públicas para alunos carentes

O prouni ainda é muito usado por muitos estudantes, mas o governo federal criou um processo seletivo que tem como objetivo selecionar os alunos para bolsas de estudos que são oferecidas por instituições de ensino partícula e que se chama SISU, mas vale ressaltar que para participar deste processo seletivo é de suma importância que os alunos tenham feito o Exame Nacional do Ensino Médio, o famoso ENEM e uma das formas de garantir a sua vaga é ter uma excelente nota nesta prova, inclusive na nota de redação, que é usada no critério de desempate, no caso de dois candidatos tirarem a mesma nota.

E para participar deste processo, é de suma importância que se tenha o login e a senha do ENEM do ano anterior ao que se pretende participar do SISU e para participar deste processo seletivo, é de suma importância que os candidatos tenham feito a prova do ENEM e que tenham tirado nota acima de zero na redação, pois a nota de redação pode ser usada no caso de empate na nota final.

Como funciona o SISU?

Para participar deste processo, basta seguir os devidos passos:

Acessar o seguinte endereço eletrônico: http://sisu.mec.gov.br/

sitesisu

 

Após entrar no site confira os seus dados, caso tenha alguma informação errada, corrija e confirme os seus dados

Em seguida, verifique a quantidade de vagas disponíveis em sua cidade no curso desejado, vale ressaltar que o candidato pode escolher duas opções de curso, o que facilita e muito o processo seletivo para o candidato.

ursosisu

Depois que se escreve, é de suma importância que se verifique a nota de corte, pois a fase de inscrição dura 4 dias, ou seja, a partir do segundo dia, por volta das duas da manhã, o sistema faz o cálculo da nota de corte, que vai ser a nota que vai definir quem vai ter a vaga ou não, ou seja, os valores podem oscilar muito e se deve verificar tanto a classificação global quanto para o sistema de cotas, caso participe deste grupo.

Este cálculo termina no dia 10 de janeiro, às 23 horas e 59 minutos, sendo que a primeira lista de aprovados sai na data de 13 de janeiro  e os aprovados devem se matricular entre as datas de 17 a 21 de janeiro.

Vale ressaltar que o candidato aprovado na primeira chamada será eliminado da lista, ou seja, mesmo se não se matricular, não vai ter segunda chance, ou seja, para participar deste processo seletivo, deve ter a certeza que irá estudar.

Para quem não passou na primeira fase, pode estar na segunda chamada, que será no dia 27 de janeiro, sendo que os aprovados podem fazer a matrícula no período de 31 de janeiro a 4 de fevereiro.

Ficou com dúvidas?

Veja esse passo a passo para se inscrever no Sisu

passo a passo

Como funciona a segunda chamada do Sisu?

Se você não foi aprovado na chamada regular do Sisu para o curso da primeira opção, ainda há chance com a segunda chamada. As instituições participantes do programa recebem uma lista de espera que só pode ser usada em caso de não preenchimento das vagas na primeira chamada.  Assim, se o aprovado da primeira chamada faltar à matrícula ou tiver desistido, essa vaga poderá ser preenchida posteriormente.

Essa chamada é especial para os aprovados na segunda opção de curso. Para participar da segunda chamada, é importante ficar atento ao cronograma do Sisu para manifestar interesse na segunda chamada assim que o programa sinalizar. Logo que for aberta a segunda chamada, o estudante pode entrar em contato com a instituição de ensino, na qual ele almeja o curso de primeira opção, para saber se ele se encontra na lista de espera.

O estudante pode participar da segunda chamada mesmo se ele já estiver matriculado no curso de segunda opção. Caso ele obtenha a vaga da primeira opção, a matrícula da segunda será automaticamente cancelada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *