Tudo sobre o curso de Gestão Pública

Os cenários sociopolíticos e econômicos estão cada vez mais complexos e há muito falso entendedor publicando “textão” em redes sociais, tentando dar uma luz sobre toda a situação. Mas se há especialistas gabaritados no assunto são os estudiosos da Gestão Pública.

O que é Gestão Pública?

Gestão Pública é a área do conhecimento e do trabalho que se debruça sobre as organizações cujo fim é de interesse público ou reflita nele. Ou seja, gestão pública não é própria do serviço público, uma vez que a atuação de uma organização privada pode interferir na comunidade em que ela está inserida. O melhor exemplo disso é a Organização Não-Governamental (ONG) que não é subordinada ao governo (federal, estadual ou municipal), mas desenvolve ações para o bem público.

Pode-se dizer que Gestão Pública se trata da aplicação da ciência da Administração no gerenciamento dos recursos das instituições governamentais, de modo a coordenar as relações entre elas e desenvolver benefícios para a sociedade.

Portanto, o gestor público é aquele que aplica conhecimentos da administração pública em organizações estatais e não estatais, desde que essas faça utilização de recursos para produção de bens públicos.

Como se formar em Gestão Pública?

Para se estudar Gestão Pública, você pode ingressar no curso de graduação de Gestão Pública, com duração de 4 anos; ou em curso de tecnólogo com duração de 2 anos; assim como fazer pós-graduação na área.

gestao publica

Os cursos de Gestão Pública, independentemente do nível de estudo, têm por objetivo cercar o aluno de conhecimento crítico sobre o funcionamento da estrutura do Estado a fim de melhorar a gestão de políticas públicas, de organizações sociais, dos programas de responsabilidade social e dos programas governamentais.

Pode se especializar em Gestão Pública pessoas interessadas no impacto da administração pública em questões sociais, ambientais, econômicas ou políticas.

Qual a base do ensino da Gestão Pública?

Por ser uma área multidisciplinar, a Gestão Pública não é orientada apenas pelo conhecimento da Administração. Ciências Políticas, Ciências Sociais, História, Ciências da Informação, Direito, Economia e até Antropologia compõem as ementas do ensino da Gestão Pública.

Ao longo do curso, o estudante pode se deparar com a história da formação econômica brasileira, pode ter debates sobre governança e política pública, assim como acessar estudos específicos sobre a Constituição.

curso gestao publica

Onde fazer o curso de Gestão Pública

Na Universidade de São Paulo (USP), é possível encontrar o curso de graduação em Gestão Pública para quem deseja trabalhar no desenvolvimento e na execução de projetos públicos. A UFMG oferece a graduação, sendo parte do curso realizado à distância, uma ótima chance para quem não tem condições de fazê-lo presencialmente.

A UEMG, o Instituto Anhanguera, Uninter e outros oferecem o curso superior tecnológico com duração de dois anos.

Áreas de Atuação para o formado em Gestão Pública

Setores que necessitem de implementação de políticas socioeconômicas são os principais campos de atuação do gestor público. Órgãos públicos, como prefeituras, assembleias legislativas, câmaras, gabinetes de governo, além de fundações, empresas do terceiro setor e organizações não-governamentais são as principais áreas de atuação desse profissional.

O gestor público ainda pode trabalhar com consultorias, licitações de serviços públicos, e empresas de setores diversos.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *