Saiba tudo sobre Mestrado Sanduíche

O termo “sanduíche” é algumas vezes aplicado às pessoas que fazem um mestrado ou um doutorado, mas ainda não é claro para muitas pessoas seu conceito, ou seja, o que é um mestrado sanduíche.
O mestrado sanduíche é aquele no qual a pessoa realiza parte do curso em outro país, podendo ser por 3 meses ou até um ano. Ou seja, a pessoa realiza o curso em dois países diferentes o que nos remete a imagem do sanduíche, na qual o país visitado estará entre o país de origem ao se analisar o período do curso.

Informações sobre o Mestrado Sanduíche:

Agora deve ter ficado mais claro o que é um mestrado sanduíche, mas vamos aprofundar mais no assunto, para aqueles que possuem interesse em fazer, aos curiosos que querem conhecer ou aos responsáveis que tem interesse que seus filhos o façam.

mestradosanduiche

O mestrado sanduíche pode ocorrer quando a pessoa cursa algumas matérias em outro país ou quando a pessoa viaja ao país para realizar alguma pesquisa dentro da área estudada. Porém, este último caso é mais comum para aqueles que estão fazendo um doutorado e que precisam colher material para a elaboração de suas teses.
Algumas instituições oferecem parceria com outras fora do país como opção de mestrado sanduíche. Trata-se de disciplinas que podem ser cursadas em outro local e que servem para complementar a grade curricular ou que podem, até mesmo, eliminar alguma matéria do curso no Brasil.

Vantagens de se fazer um Mestrado Sanduíche:

Uma das maiores vantagens ao se fazer um mestrado sanduíche é que a pessoa terá uma experiência de intercambio. Ou seja, ela morará fora do país por um tempo o que pode ser bom para seu crescimento pessoal e profissional. Além disso, há ainda a questão da língua falada no país escolhido que, dependendo de qual for, pode ser útil para ampliar o vocabulário do aluno de forma que ele consiga aprender uma nova língua e usá-la fluentemente.

Aos que estão indo fazer o mestrado sanduíche, as instituições parceiras podem oferecer leitos dentro delas ou podem disponibilizar listas de repúblicas ou lugares próprios para o estudante ficar e que sejam de confiança. Isso, pois quando estamos fora de nosso país de origem, normalmente não conhecemos muitas coisas nem as opções que temos o que torna uma ajuda de fora sempre bem vinda.
No mestrado sanduíche a pessoa amplia seus contatos e seu conhecimento, uma vez que terá acesso a novas informações, diferentes formas de ensino e novas pessoas para trabalhar e discutir sobre os assuntos dados em sala.

mestradosanduiche-fb

Como fazer um Mestrado Sanduíche?

E a maior vantagem de se fazer um mestrado sanduíche é que além de ampliar o conhecimento e ter uma experiência inovadora, a pessoa terá um diferencial em seu currículo o que pode ser um fator decisivo ao ingressar no mercado de trabalho. Uma vez que uma experiência no exterior é de grande relevância ao se contratar um profissional.
Compreendido melhor o que é um mestrado sanduíche vamos agora as etapas a serem seguidas para os que se interessaram em fazer. Primeiramente é preciso fazer uma inscrição, passar por uma seleção e comprovar conhecimento sobre a língua do país que irá viajar. Além disso, a pessoa deverá arcar com suas despesas no outro país e, dependendo do curso, deverá pagar um valor mensal à instituição na qual irá estudar.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *