Pós-Graduação à distância

Realizar uma boa pós graduação não exige apenas que você viaje por horas até o polo de ensino, perca tempo no trânsito ou mesmo tenha que se mudar para outras cidades para completar os seus estudos. Toda a tecnologia que temos atualmente ajuda bastante a encurtar esse caminho. Os alunos têm uma forma muito mais prática de realizar os cursos dos seus sonhos.

Como funciona o sistema de pós graduação à distância?

Os diversos cursos de pós graduação em lato sensu são realizados de forma integral na modalidade à distância, e para isso os usuários podem utilizar o AVA, que é um ambiente virtual de aprendizagem. Todas as aulas e os materiais podem ficar disponíveis através do AVA e os alunos ainda podem determinar como e quando vão estudar, tudo conforme sua disponibilidade de horário.

posdistancia

Existem também alguns encontros presenciais, eles acontecem com a realização de provas presenciais e apresentações obrigatórias de Trabalho de Conclusão de Curso. É importante ter atenção quanto à regulamentação do curso.

De acordo com resoluções do MEC, é fundamental que apenas instituições credenciadas ofereçam educação à distância e principalmente Pós-Graduação. A carga horária mínima exigida de estudos é de 360 horas e existe uma obrigatoriedade de realização de provas presenciais e a apresentação de um bom trabalho de conclusão.

Como ingressar, e quais são os pré requisitos?

Iniciar uma pós-graduação em EAD é muito mais fácil do que você imagina. E ainda a forma de ingresso que é feita primeiramente pelo site, onde você poderá até mesmo fazer a sua pré matrícula, e em seguida o primeiro boleto deverá estar totalmente acessível. Depois de tudo isso, basta levar uma documentação ao polo mais próximo de sua casa.

Assim que você cumprir estas etapas você deverá ficar apto para os cursos. Não existem processos de seleção e as matrículas ficam abertas sempre durante o ano inteiro sendo que é apenas preciso ficar atento a abertura de novas turmas.

Principais universidades que ofertam a pós a distância: Estácio de Sá, Senac, Uninter, Unopar e Unip Interativa.

Quais os cursos de pós-graduação à distância mais ofertados?

Dados de 2013/2014, da Associação Brasileira de Educação à Distância (Abed), garantem que mais de 6 milhões de estudantes estavam matriculados em algum curso de educação à distância. Desse montante, 56% em cursos de pós-graduação à distância.

Outro dado relevante é que o perfil de pessoas que fazem EaD mudou. Segundo a Abed, a maioria são mulheres na faixa de 18 a 30 anos, e que já atuam no mercado profissional. E elas têm buscado por áreas mais relacionadas a Educação e a Gestão, tais como Pedagogia, Administração, Gestão de Recursos Humanos e Ciências Contábeis. Essa mudança reflete a demanda de mercados que fomentam ensino à distância – sejam eles livres ou com titulação reconhecida pelo MEC -, carreiras de liderança e mais versáteis.

MBAs e pós-graduações na área de Administração continuam sendo os cursos mais ofertados, ao lado de Licenciaturas, Ciências Médicas e Engenharias.

Faça um comentário

Your email address will not be published. Required fields are marked *